HISTÓRIA


O Centro Social Comunitário Tia Angelina (CSCTA), foi fundado em 1990 e teve como mentora Angelina Pereira de Matos (19XX – 1996), que após estar à frente da Associação de Moradores da comunidade do Varjão por anos, resolveu compartilhar seu barraco com as crianças carentes do local, ajudando as mães que precisavam trabalhar.
Chamada primeiramente por “Sementinha”, ou “Creche Tia Angelina”, em todos esses anos, o número de crianças atendidas passou de 40 para 442, funcionando em horário integral, além de ter havido o aumento e a qualificação da mão-de-obra e a oferta de outros serviços sociais à comunidade (atividades com crianças e jovens, adultos, mulheres (em especial), além de divulgação de vagas de empregos e atendimentos e de serviços de utilidade gratuitos).
Esse salto qualitativo veio com a organização interna da Instituição e com os registros, credenciamentos e certidões conseguidos por seus administradores, filhos da fundadora, ao longo dos anos. Entre as melhorias estão a construção de espaços adequados para atender a comunidade, com cozinha, refeitório e salas de aula. Tais conquistas possibilitaram a assinatura de convênio com a Secretaria do Estado de Educação (SEDF) desde 2010.

Sem esquecer a questão da sustentabilidade, a Instituição continua contando com doações e contribuições de simpatizantes da causa, além de arrecadar recursos através de bazares e eventos mensais como festas, bingos e outros.

Missão
Cuidar e educar crianças, adolescentes e respectivas famílias em situação de risco.


Visão
Ser uma instituião ética e sustentável, reconhecida na região pela excelência na prestação de serviços socioassistenciais e socioeducacionais para crianças, adolescente e respectivas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.


Valores


Honestidade
- Fraternidade
- Democracia
- Família
Consciência

Diretoria
- Francisco de Jesus Pessoa – Presidente
- Joel Queiroz da Silva – Vice-Presidente
- Deuzenir do Espírito Santo – Tesoureira
- Clair de Lurdes Pereira da Rocha – Secretária

- Cosma Moreira Maia – Presidente do Conselho Deliberativo
- Cassandra Silva Amorim – Primeiro Suplente do Conselho Deliberativo
- Elmivam Moreira dos Santos – Segunda Suplente do Conselho Deliberativo
- Paulo Rangel Cavalcante dos Santos – Presidente do Conselho Fiscal
- Joana do Espírito Santo – Membro do Conselho Fiscal
- Fidelcino Martim Lionço – Suplente do Conselho Fiscal

Títulos
- Utilidade Pública Federal
- Utilidade Pública Distrital
- CEBAS
- CAS
- CDCA
- Outros

Fotos Históricas